top of page

A utilização de fibras com o intuito de reforçar matrizes frágeis é uma prática utilizada desde a antiguidade, quando se usava palha ou capim como reforços de tijolos de barro secos ao sol .  Aplicação na própria natureza exemplo a madeira: lignina e pectina, sendo reforçada com fibras de celulose.  Asbestos foi primeira fibra inorgânica usada provavelmente em 2500 a.C. Compósitos reforçados com fibras teve início, há décadas atrás, com o objetivo de incrementar as propriedades de resinas, metais e cerâmicas.

Entre as adições utilizadas para melhorar certas características do concreto, as fibras tem tido papel de destaque no últimos anos, sendo objeto de muito estudo e desenvolvimento. As fibras sintéticas MM são empregadas para minimizar o aparecimento das fissuras originadas pela retração plástica do concreto e para estruturar o concreto, formando uma armadura que elimina o uso de telas metálicas e fibras de aço em pisos industriais, concreto projetado etc...
Esta retração pode ter diversas causas, entre elas destacamos a temperatura ambiente, o vento e o calor de hidratação do cimento. Sua aplicação depende das necessidades de cada obra, mas são utilizadas normalmente em pavimentos rígidos, pisos industriais, projetados, áreas de piscina, pré-moldados, argamassas, tanques e reservatórios, entre outros. As fibras sintéticas MM, além de propiciarem a diminuição das fissuras, conquistam espaço na substituição total das telas e das fibras de aço em aplicações do concreto.

Macrofibras sintéticas

Microfibras de Poliéster

Concreto com Adição de Fibras - Macrofibras e Microfibras

 

Entre as adições utilizadas para melhorar certas características do concreto, as fibras tem tido papel de destaque no últimos anos, sendo objeto de muito estudo e desenvolvimento.  A utilização de fibras em diversos projetos podem trazer uma economia no custo final da obra de até 40% (pisos industriais).  Esta economia esta direcionada principalmente na eliminação da montagem de painéis de telas, com isso, menos utilização de mão-de-obra e bombas de concreto.

As fibras sintéticas estruturais são empregadas principalmente para eliminar o uso de telas metálicas. As microfibras para minimizar o aparecimento das fissuras originadas pela retração plástica do concreto.

Esta retração pode ter diversas causas, entre elas destacamos a temperatura ambiente, o vento e o calor de hidratação do cimento.

A aplicação da fibras estruturais, depende das necessidades de cada obra, mas são utilizadas normalmente em pavimentos rígidos, pisos industriais, projetados, áreas de piscina, pré-moldados, argamassas, tanques e reservatórios, entre outros.

As fibras sintéticas, além de propiciarem a diminuição das fissuras, tentam conquistar espaço na substituição total ou parcial das telas e barras de aço em algumas aplicações do concreto.

FibraFix microfibras, material originado dos fios de poliéster como base de matéria prima. A matéria é composta por hastes de multifilamentos, adequadas para misturar ao concreto e ou argamassas e prover resistência a tração no estado plástico e endurecido e em todas direções, propriedades que o concreto e argamassas convencionais não produzem.
Misturadas aos agregados que compõem o concreto ou argamassa se espalham em milhares de microfibras que se distribuem em múltiplas direções e espalham em milhares de microfibras.

Microfibras de vidro
bottom of page